O Director-Geral do Instituto de Cereais de Moçambique (ICM, IP), Luís Jobe Fazenda, manteve hoje 11 de Fevereiro de 2026, um encontro de trabalho com a direcção do Banco Comercial e de Investimentos (BCI). A reunião teve como objectivo central aprofundar a compreensão sobre o papel do sector bancário no novo mecanismo de importação de arroz e trigo no país.
O BCI, identificado como um dos intervenientes fulcrais neste processo, colaborará directamente com o ICM, IP para garantir a fluidez das operações financeiras e logísticas. Durante a sessão, as partes discutiram os contornos operacionais do mecanismo, visando assegurar que a transição para este modelo ocorra de forma eficiente e transparente.
Como resultado imediato do encontro, acordou-se que o BCI irá ministrar uma formação especializada aos quadros do ICM, IP. Esta iniciativa visa capacitar tecnicamente a equipa do Instituto de Cereais de Moçambique, permitindo uma melhor gestão de processos e a minoração de riscos financeiros e operacionais que possam advir da implementação deste novo sistema de importação.
Com este passo, o ICM, IP reafirma o seu compromisso em estabelecer parcerias sólidas com instituições financeiras de referência, garantindo a estabilidade e a segurança no abastecimento de cereais essenciais ao mercado nacional.

