No âmbito do novo mecanismo de importação de arroz e trigo instituído pelo Estado moçambicano, o Director Geral do Instituto de Cereais de Moçambique (ICM, IP), Luis Jobe Fazenda, reuniu-se hoje, 09 de Fevereiro de 2026, com a OLAM Moçambique para coordenar os procedimentos operacionais que entraram em vigor a partir de Fevereiro corrente.
O encontro serviu para afinar a estratégia de abastecimento do mercado nacional, garantindo que a transição para o novo modelo de gestão de cereais ocorra com a máxima eficiência.
Adicionalmente em resposta ao apelo lançado pelo Director-Geral do ICM, IP a OLAM Moçambique confirmou a doação de 90 toneladas de produtos diversos destinados às vítimas das cheias e inundações no sul do país. Estes bens serão canalizados através do Gabinete da Primeira Dama de Moçambique, Gueta Chapo, com objectivo de mitigar o impacto das recentes calamidades naturais sobre as populações vulneráveis.
Para além do apoio humanitário, a OLAM manifestou o seu compromisso em colaborar com o ICM, IP na realização de sessões de capacitação técnica para os quadros do ICM, IP, focadas no controlo e garantia da qualidade do arroz, assegurando que o produto que chega ao consumidor final com os mais elevados padrões de segurança alimentar.



