O milho (Zea mays) é um cereal bastante cultivado no mundo e em Moçambique em particular, com um ciclo da cultura  que varia de 80 a 150 dias. Esta cultura adapta-se a temperaturas que variam de 18 a 30ºc, uma precipitação média que varia de 450 a 600 mm bem distribuída durante o ciclo e é pouco sensível às variações da luz embora prefira dias longos na fase de floração (Cambaza, 2007). Os solos aluviais, assim como os solos argilo-arenosos férteis, são considerados os melhores para esta cultura, contudo pode ser cultivada em diferentes solos, até pouco férteis, desde que se faça uma boa adubação, solos profundos e com boa drenagem. O mesmo autor refere que o milho desenvolve bem em pH  desde 5,0 até 7,5, sendo o óptimo de 6,0 a 7,0.

COMERCIALIZAÇÃO DE MILHO EM MOÇAMBIQUE

Apesar da produção provir do sector familiar (pequenos produtores/pequenas explorações), uma parte desta produção é comercializada nos diferentes mercados do país. Em relação às vendas, a zona centro do país é que apresenta maiores níveis de comercialização desta commodity, onde o destaque vai para as províncias da Zambézia, Manica e Tete cujo volume de venda se situa entre 16 mil toneladas e 68 mil toneladas ano por província. Depois da zona centro, encontra-se a zona norte com volumes de vendas que se situam entre 6 mil e 24 mil toneladas ano por província. A zona sul é a que comercializa menos excedente desta commodity.

Em Outubro, os preços do milho apresentaram tendências mistas com mercados em que os preços estiveram na ordem de 30 a 100 porcento acima do ano passado e 30 a 50 porcento acima da média de cinco anos. Os preços atipicamente altos do milho neste ano são causados pela oferta do mercado abaixo da média no ano de consumo de 2019/2020, aps a colheita abaixo da época 2018/2019. Os preços atipicamente altos dos preços de milho limitarão ainda mais o poder de compra das famílias pobres, que agora dependem fortemente da compra de alimentos no mercado. Como é típico, os preços da farinha de milho e do arroz estiveram estáveis e relativamente próximos da média de cinco anos. (Fonte, FEWS NET, Novembro de 2019)