O gergelim (Sesamum indicum L.) é produzido em Moçambique como cultura de rendimento, envolvendo o sector familiar com recursos a baixos níveis tecnológicos. Esta cultura adapta-se em várias regiões de Moçambique, pelas suas características em termos de exigências para o seu desenvolvimento, sendo as principais províncias produtoras, as de Cabo Delgado, Niassa, Nampula, Zambézia, Tete, Manica e Sofala.

A comercialização do gergelim, se bem organizada, pode trazer grandes benefícios para os produtores, que terão à disposição mais uma fonte de renda  e para o país uma excelente alternativa para exploração comercial, geração de divisas e diversificação das exportações.

O objectivo deste documento é de apresentar o panorama sobre a cultura do gergelim.

PRODUÇÃO DE GERGELIM NO MUNDO

De acordo com as estatísticas produzidas pela FAOSTAT, no ano de 2019, o país que mais produziu gergelim foi o Sudão, com um volume de 1.210.000 de toneladas tendo contribuído em 18,47% na produção global, seguido por Myanmar (774498 toneladas), Índia (689.310 toneladas) e Tanzania (680.000 toneladas)

PRODUÇÃO DE GERGELIM EM MOÇAMBIQUE

A produção de gergelim tem vindo a registar um crescimento assinalável   em Moçambique desde meados dos anos 2000, maioritariamente destinada aos mercados de exportação da Ásia.

Nas regiões centro e norte de Moçambique a produção é feita maioritariamente por produtores do sector familiar. Sendo uma cultura de exportação baseada em pequenos produtores, a sua produção tem muitas vantagens para a economia moçambicana, na medida em que contribui para o desenvolvimento rural e a redução da pobreza, através da geração de receitas para os agricultores, para além de fortalecer a economia de Moçambique.

Embora com produtividade inferior (250 a 1000 kg/ha) à maioria das oleaginosas cultivadas, o gergelim merece um grande incentivo na sua exploração graças à sua ampla adaptabilidade às condições edafoclimáticas dos locais de clima quente, bom nível de tolerância à seca, representar uma excelente opção agrícola ao alcance do pequeno e médio produtor e por exigir práticas agrícolas simples e de fácil assimilação. É uma cultura que se insere tanto nos tradicionais sistemas de cultivo como na agricultura sustentável e orgânica, podendo ser usada em rotação, sucessão e consociação com outras culturas, sendo que em sistema de cultivo irrigado, o gergelim tem possibilidades potencial de produzir mais de 2.500 kg de sementes por hectare (ARRIEL, et al. 2009).

De acordo com o MADER, na campanha agrícola 2019/2020, o país produziu 118.402 toneladas de gergelim.

PROCESSAMENTO DO GERGELIM

A ETG instalou uma fábrica de processamento de gergelim no distrito de Nacala, com a capacidade de processar até 12.000 toneladas por ano. O processamento consiste na limpeza, agregando valor deixando o produto em condições de qualidade exportável.

UTILIZAÇÃO DO GERGELIM

As sementes de gergelim contêm em média 50% de óleo de elevada qualidade nutricional e são muito apreciadas como tempero e alimento energético. Suas propriedades medicinais o tornam apto para uso nas indústrias óleo-química e farmacológica (constituição em antioxidantes naturais).

O óleo é ingrediente fundamental na culinária oriental, sendo que nos últimos anos, um interesse especial tem sido dado aos antioxidantes naturais presentes no gergelim em virtude das evidências sobre o efeito anticarcinogênico, o de redução do colesterol no sangue e inibição de reações de oxidação nocivas que ocorrem no corpo. Para além disso, devido às suas propriedades antioxidantes, o óleo é usado como aditivo para estender o tempo de vida útil dos óleos e dos alimentos que contêm lípidos.

Seus grãos são encontrados com casca ou descascados para fabricação de pães, extração de óleo e farelo, massa para biscoito, bolachas, bolos, doces, sopas, papas e pastas (tahine), e também no enriquecimento de alimentos.

O uso de suas sementes tem crescido em torno de 15% ao ano graças ao aumento da quantidade de produtos industrializáveis para o consumo. A maior parte das sementes produzidas no mundo é processada para obtenção de óleo e produtos alimentícios (ARRIEL, et al. 2009) pois este óleo apresenta vantagens em relação aos outros óleos vegetais.

COMERCIALIZAÇÃO DE GERGELIM EM MOÇAMBIQUE

Em Moçambique, o gergelim é comercializado com pouco valor agregado, ou seja, em grãos. Esta comercialização é feita directamente pelos produtores ou por via de intervenientes.

Apesar de o gergelim apresentar um grande potencial económico e agronómico, a sua posição em relação às demais oleaginosas comestíveis de origem vegetal não é das mais vantajosas no que se refere às quantidades tanto produzidas quanto transaccionadas no comércio mundial (ARRIEL, et al. 2009).

Alguns estudos apontam que a inexistência de uma cadeia produtiva estruturada e segura para a comercialização do gergelim, além da inexistência de boas estatísticas sobre a cultura, torna difícil o seu desenvolvimento.