Entrevista com Jacob Paulo Beijamim proprietário da Mwana Mwana Comercial em torno da Linha de Crédito de Comercialização Agrícola (LCCA)

A Linha de Crédito Especial de Apoio à Comercialização Agrícola (LCCA) visa conceder créditos para financiar as campanhas de comercialização agrícola, bem como actividades de agro processamento, de modo a garantir que os agricultores possam tirar maior proveito das diversas culturas agrícolas, alimentares e de rendimento, que produzem, beneficiando de valores das transacções comerciais dessa produção.

Criada pelo Instituto de Cereais de Moçambique (ICM) e pela Gapi, a LCCA, além de conceder créditos, vai, durante a sua implementação, contemplar programas de assistência técnica com vista à criação e capacitação de operadores da comercialização agrícola e do agro-processamento de pequena e média dimensão para que os mesmos possam melhorar e aperfeiçoar a gestão dos seus negócios, ter acesso a tecnologias mais adequadas e melhor acesso a serviços financeiros

A parceria estabelecida, embora com poucos recursos, tem vindo a ter um impacto significativo no meio rural, com o real acréscimo da renda familiar, facto reconhecido pelo Governo, parceiros de desenvolvimento, autoridades comunitárias locais e pelos principais beneficiários da cadeia de valor da comercialização agrícola.

Em entrevista, em torno do LCCA, Jacob Paulo Beijamim proprietário da Mwana Mwana Comercial, beneficiário da Linha de crédito afirmou:

Como teve acesso a informação da Linha de Credito da Gapi e ICM?

Tive essa informação através do Instituto de Cereais de Moçambique, Direcção Provincial do ICM Tete.

Quanto tempo levou para ter acesso a esse crédito ou este financiamento?

Não levou muito tempo, se a memória não me falha levou cerca de 17 á 20 dias até eu ter o acesso ao crédito.

Em termos de valores monetários qual foi o valor que recebeu?

Em termos de valores monetários recebi 2.500.000 (Dois Milhões e Quinhentos Meticais).

Desses 2.500.000 (Dois Milhões e Quinhentos Meticais) quais foram os produtos que comprou nas mãos dos produtores e quantos produtores se beneficiaram?

É um pouco difícil de mencionar,  comprei muitos produtos, cerca de 210 toneladas de milho, e quanto ao número de produtores beneficiaram-se  50 á 60 produtores rurais.

Em termos de desembolso, qual é frequência do desembolso?

O desembolso é mensal e não tenho nenhum problema por enquanto, e já paguei desembolsar quase metade do valor.

O desembolso é mensal mas qual é a taxa de juro que é cobrado?

Os juros são de 1,5% equivalente a 37.500 (Trinta e Sete Mil e Quinhentos Meticais).

A GAPI em algum momento faz alguma monitoria, assistência ou acompanhamento da sua actividade?

Sim, antes de receber o crédito, eles vieram avaliar o trabalho que eu faço só depois foi me concedido o valor do empréstimo. É importante afirmar que é graças a GAPI que eu comecei a fazer este negócio.

Esta satisfeito com o valor recebido?

Estou muito satisfeito porque me ajudou muito, não só a mim, mas também a muitos agricultores com os quais eu compro os produtos.

Se terminar de pagar este crédito, gostaria de ter acesso a mais outro crédito? E qual seria o valor que gostaria de receber?

Na verdade ainda tenho vontade de levar mais crédito, no princípio eu tinha medo porque nunca havia usado um valor de crédito antes, como é que vou fazer será que não vou me criar problemas, mas vi que não é um grande problema porque estou a conseguir pagar e tenho desejo de ter um novo a crédito.

Falar de quanto crédito gostaria de ter acesso seria meio complicado, porque agora o produto esta caro, a cada dia sobe mais, por exemplo temos um produto muito caro que é o gergelim, um camião custa em torno de 2.500.000 (Dois milhões e Quinhentos Meticais), enquanto que outros produtos como milho são baratos, porque com 180.000 (Cento e Oitenta Mil) podemos comprar 200 Toneladas.

Se tivesse que ter acesso a outro credito o valor teria de ser um pouco mais alto em relação ao primeiro crédito, nesse caso estou a falar de 5.000.000,00 (Cinco Milhões) ou 7.000.000.00 (Sete Milhões de Meticais).

Se por ventura lhe derem esse valor terá garantia de compensar esse crédito?

Garantia não é problema, tenho muitos bens que podem servir como garantia, mas isso cabe a GAPI depois fazer uma avaliação.