O Instituto de Cereais de Moçambique, IP (ICM,IP),  em parceria com a International Growth Center (IGC), realiza no dia 04 de Março de 2022, na Província de Gaza, Cidade de Xai-Xai, o Seminário de Socialização e Harmonização do Estudo do Ecossistema da Cadeia de Valor do Milho, que vai decorrer sob o lema: “Fortalecer as Parcerias e Sinergias com os Actores da Cadeia de Comercialização Agrícola, Rumo à Dinamização da Produção”.

No cumprimento de uma das suas atribuições relativa à promoção do fomento, estruturação, dinamização e modernização da cadeia de valor da comercialização agrícola de cereais, leguminosas e oleaginosas com impacto no desenvolvimento da agro-indústria e no balanceamento da importação e exportação com a produção e o consumo nacional, o ICM, IP e o IGC, realizaram um estudo consubstanciado à Cadeia de Valor do Milho, com enfoque para a componente de comercialização, com vista a contribuir no desenvolvimento de políticas adequadas para estimular o crescimento do comércio externo e interno de produtos agrícolas.

O evento será de 1 (um) dia e consistirá na apresentação de temas correlacionados ao Estudo do Ecossistema da Cadeia de Valor do Milho seguido de debate em plenária para colher diferentes pontos de vista sobre o estudo, sistematização e harmonização das contribuições.

Este encontro, vai contar com a participação dos membros do Conselho Consultivo do ICM,IP, convidados permanentes do Conselho de Direcção, representantes de instituições e entidades públicas e privadas, intervenientes na cadeia de valor da comercialização agrícola e agro processamento, parceiros de cooperação e desenvolvimento, académicos e segmentos da sociedade civil com interesse na dinamização da cadeia de valor da comercialização agrícola e segurança alimentar.

O Instituto de Cereais de Moçambique ICM, realiza nos dias 19 e 20 de Novembro de 2020 o IIIº Conselho Consultivo, sob o lema: Dinamizar a cadeia de valor da comercialização agrícola em prol da segurança alimentar. 

O evento terá lugar na Província de Gaza, Distrito de Bilene e tem como objectivo Analisar e alinhavar as estratégias de actuação do ICM bem como fazer a avaliação das principais realizações do ICM no âmbito do processo de dinamização da comercialização agrícola no exercício de 2020 tendo como base o PQG 2020-2024.

CONSELHO DE DIRECÇÃO DO ICM RETIRO

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE

MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA E COMÉRCIO

INSTITUTO DE CEREAIS DE MOÇAMBIQUE

CONSELHO DE DIRECÇÃO DO ICM RETIRO

Distrito de Marracuene, Praia da Macaneta, 23 de Outubro de 2020

AGENDA DE TRABALHO

SECÇÃO II: DOCUMENTOS OFICIAIS DO ICM
  1. Decreto de Ajustamento da Criação do ICM  Olga Cau Matola (SPE) e Francisco Carrajola (Assessor)
  2. Proposta do Estatuto Orgânico e do Regulamento Interno Francisco Carrajola (Assessor)
  3. Proposta do Quadro do Pessoal e do Estatuto Remuneratório Olga Mangane (DRH) e Benedito Diche (SAF)
SECÇÃO I: INSTRUMENTOS ORIENTADORES
  • Proposta de Alternativas para a Intervenção do ICM concernente a Diversificação de Receitas Carlos Langa (DEP), Benedito Diche (SAF) e Rufino Bila (SOL)
  • Análise da evolução e Tendências da Comercialização Agrícola e Orçamento Adriano Chamusso (SPE)
  • Estudo da Cadeia de Valor do Milho – Rufino Bila (SOL)
SECÇÃO III: DIVERSOS
  • Ponto de Situação da Preparação do Conselho Consultivo Olga Cau Matola (SPE)

MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA E COMÉRCIO REALIZA XVIII CONSELHO COORDENADOR

Sob o Lema Industrialização: factor da diversificação económica e promoção de investimentoso Ministério da Indústria e Comércio realiza, no posto administrativo de Chidenguele, distrito de Mandlakazi, Província de Gaza, o XVIII Conselho Coordenador.

O XVIII Conselho Coordenador tem o objectivo avaliar o desempenho do Sector da Indústria e Comércio, definir as linhas-mestre e estratégicas de acção face ao momento que o país atravessa, bem como delinear as orientações para 2021.

Entre outros pontos, o XVIII Conselho Coordenador vai apreciar o Programa Quinquenal do Governo 2020-2024 e Plano de Acção de Implementação dos Projectos Estruturantes, avaliar o Plano Económico e Social 2020, Janeiro à Setembro, e Perspectivas para 2021 e, ainda, reflectir sobre os desafios do Sector da Indústria e Comércio face a industrialização, acesso sustentável aos mercados e promoção de investimentos.

O evento é dirigido pelo Ministro da Indústria e Comércio, Carlos Alberto Fortes Mesquita e conta com participação de quadros do Ministério da Indústria e Comércio, do nível central e provincial, dos Ministérios da Economia e Finanças, Agricultura e Segurança Alimentar e da Administração Estatal e Função Pública.

BÁRUÉ ACOLHE GRADUAÇÃO DE JOVENS AGRO EMPREENDEDORES E LANÇAMENTO OFICIAL DO PROGRAMA DE ADVOCACIA

Á AGENCIA DE DESENVOLVIMENTO E EMPREENDEDORISMO ADE, realiza no dia 07 de Outubro de 2020, a graduação de jovens agros empreendedores e lançamento oficial do programa de advocacia.

O evento terá lugar no distrito de Bárué (Catandica), na província de Manica, e tem como objectivo empreender e dotar de ferramentas aptas os jovens graduados.

LANÇAMENTO DO PLANO ESTRATÉGICO DO ICM

O Instituto de Cereais de Moçambique ICM, realiza no dia 19 de Dezembro de 2019, o lançamento oficial do seu Plano Estratégico. O evento terá lugar no Auditório do BCI, AV.25 de Setembro nr.4, pelas 9:00 Horas.

O Plano Estratégico do ICM tem como objectivos: (i) providenciar uma visão geral e abrangente sobre o mandato do ICM; (ii) dotar a instituição de instrumentos estratégicos para a sua actuação e (iii) assegurar a sustentabilidade da Instituição.   

PROGRAMA LANÇAMENTO OFICIAL DO PLANO ESTRATÉGICO DO ICM

Data:                                     19 Dezembro de 2019

Local:                                    Auditório Central do BCI

Horas:                                   9:00 – 10:30 Horas

08:45 09:00                      Chegada e registo dos participantes

09:00 09:10                      Apresentação do programa do evento – Mestre de cerimónia

09:10 09:25                      Notas introdutórias ao Plano Estratégico do ICM pelo Dr. Rafael Uaiene

09:25 09:45                      Apresentação – Resumo do Plano Estratégico pelo Director Geral do ICM

09:45 10:00                     Intervenção de Sexa Ministro da Indústria e Comércio 

10:00 10:10                     Distribuição do Plano Estratégico aos Participantes

10:10 10:30                     Cocktail

IIº CONSELHO CONSULTIVO DO ICM

O Instituto de Cereais de Moçambique ICM, realiza nos dias 05 e 06 de Dezembro de 2019 o IIº Conselho Consultivo, sob o lema: Dinamizar o processo de comercialização agrícola em prol da melhoria da renda do sector produtivo familiar. 

O evento terá lugar na Província de Sofala, Distrito de Gondola e tem como objectivo definir directrizes com vista a orientar a actuação do ICM no processo de dinamização da comercialização agrícola, constituição de reserva para segurança alimentar e contribuir para a estabilização de preços em 2020 .