O arroz (Oryza sativa) é uma gramínea bastante produzida e alimenta mais de metade da população mundial. Em Moçambique, é uma cultura produzida há cerca de 500 anos. A temperatura ótima para o desenvolvimento do arroz situa-se entre 20 e 35ºC. O arroz não é tolerante a temperaturas muito baixas, nem muito altas . A zona sul do país apresenta solos pobres em termos de nutrientes e capacidade de retenção da água e baixos níveis de precipitação, o que torna a região menos adequada para a prática de arroz em regime de sequeiro (FAO, 2014). O mesmo autor refere que as zonas centro e norte, apresentam condições agro-ecológicas mais apropriadas para a produção deste cereal (precipitação média anual que varia entre 1 000 mm e 1 900 mm) o que justifica a tendência de um incremento considerável dos níveis de produção deste cereal no Centro e Norte e redução na zona sul

COMERCIALIZAÇÃO DE ARROZ EM MOÇAMBIQUE

Apesar de o arroz ser uma cultura com níveis de produção baixos, parte da produção é colocada no mercado. Dados do TIA apontam que a Província da Zambézia é a que coloca maiores quantidades deste cereal no mercado, com um peso relativo de 47,92%, seguido das províncias de Nampula e Cabo Delgado com 16,16% e 13,89% respectivamente.

Sendo mais preciso, a intervenção da BMM na comercialização de arroz, aconteceu na Zona sul do país (Gaza), no distrito de Chókwè, em 2015 e terminou em Maio de 2016 por razões alheias a nossa vontade.
Foi escolhido Chókwè, porquanto apresentava os maiores níveis de quantidades de arroz produzido, alicerçado no facto de ter uma fábrica de processamento de grande porte (CAIC).