GOVERNO EXIGE PROMOÇÃO DE PROJECTOS ESTRUTURANTES

Governo recomenda mais atenção na promoção e coordenação de parcerias público-privadas para о desenvolvimento de programas e projectos estruturantes sobre a cadeia de valor da comercialização agrícola no país.

A recomendação foi feita recentemente em Maputo pelo Primeiro-Ministro, Adriano Maleiane, durante a cerimónia em que conferiu posse ao novo director-geral do Instituto de Cereais de Moçambique (ICM), Alfre do Nampuio.

Segundo o PM, o empossado deve centrar a sua atenção na intervenção como agente de comercialização agrícola de último recurso para assegurar a compra, agenciamento, intermediação, armaze-namento, conservação e escoamento de excedentes contribuindo para a estabilidade de preços.

O novo gestor deverá ainda assegurar o estabelecimento de reservas estratégicas de cereais, leguminosas e oleaginosas para a segurança alimentar no país.

Adriano Maleiane explicou que ao criar o ICM o Governo teve como ob-jectivo principal garantir o estabelecimento da ligação entre os centros de produção e os mercados, através da promoção da comercialização dos excedentes agrícola.

De acordo com o go-vernante, a materialização deste desiderato concorre para estimular os agricul-tores, em particular do sector familiar, a aumentarem a produção e pro-dutividade, com destaque para os cereais, contri-buindo, deste modo, na melhoria da sua renda.

“É nossa convicção que ao apostarmos na comercialização agrícola estaremos a contribuir para dinamizar a agricultura, garantir reservas para a segurança alimentar, estabilizar os preços de produtos no mercado inter-no, assim como promover as exportações” disse Maleiane.

Por seu turno, Alfredo Nampuio disse que os grandes desafios que a sua equipa irá tomar é o processo de escoamento de produtos agrícolas e procurar garantir uma ligação entre as zonas de produção e o mercado, bem como assegurar reservas alimentares e evitar que os produtores fiquem com excedentes.

“Temos também o fundo rotativo de comercialização agrícola que vai impulsionar o sector respondendo a problemática que os camponeses têm enfrentado, sobretudo de não ter o mercado para vender os produtos.

Antes de ser nomeado director-geral do ICM, Nampuio era director provincial da Indústria e Comércio de Nampula.

Fonte: Jornal Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *