58ª EDIÇÃO DA FACIM 2022

O Centro Internacional de Exposições e Feiras de Ricatla, Distrito de Marracuene na Província de Maputo acolheu nos dias 28 de Agosto à 3 de Setembro, a 58ª Edição da FACIM 2023, sob o lema “Industrialização, Inovação e Diversificação da Economia Nacional”. A cerimónia de abertura da maior montra para a exposição de produtos e potencialidades nacionais foi presidida pelo Chefe do Estado.

“Durante o discurso de abertura o Chefe do Estado referiu que temos que abandonar gradualmente o princípio de exportar matéria bruta. Vamos convidar investidores para começarem a processar localmente a matéria-prima, concedendo-lhes facilidades, como tirando partido da disponibilidade do recurso energia eléctrica e complexos portuários com localização estratégica. O país tem energia eléctrica, o país tem portos nomeadamente em Nacala, Beira para evacuar produtos depois de processados”.

O Chefe do Estado orientou igualmente para a remoção da burocracia e corrupção, barreiras para o desenvolvimento do país. “Ganhem dinheiro quando mais produtos fluírem. Todos devemos trabalhar no sentido de provarmos que em Moçambique não há obstáculos para o exercício de negócios. Vamos todos trabalhar para assegurar a estabilidade macroeconómica, combatendo a incidência de subornos e a corrupção. Vocês não devem subornar a ninguém porque às vezes reclamam que há corrupção enquanto vocês em que subornam as pessoas. Porquê estão a fazer isso e depois reclamam que a economia anda mal enquanto nós avançamos com a oferta e eles ganham gosto. É como quem chupa sangue, basta o fazer uma vez, vai sentir que é doce e passa a fazer sempre. Não podemos permitir isso”. Filipe Nyusi convidou os agentes económicos a investirem em várias áreas de actividade um pouco por todo o país.

“A investirem em particular no sector da Agricultura, Pecuária, Pesca, Energia, Mineração, Turismo, Hotelaria, Indústria do petróleo e Gás de forma a gerar riqueza e criar mais empregos em parceria com os moçambicanos. Demoradamente, fiz a visita a dois pavilhões estrangeiros e vi que há muitas oportunidades. Uns não vieram com o equipamento, mas trouxeram muita informação. É preciso capitalizar isso e eu acredito. Sugeri a eles para que participem nos vossos debates e é isso que devem fazer durante o período que durar o certame”, Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República de Moçambique, discursando na abertura da FACIM, Edição 58.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *