PM LANÇA EM CHONGOENE CAMPANHA DE COMERCIALIZAÇÃO AGRÍCOLA 2021

Governo lançou oficialmente nesta sexta-feira a campanha de comercialização agrícola, numa cerimónia orientada pelo Primeiro-ministro Carlos Agostinho do Rosário no Distrito de Chongoene, Província de Gaza. Segundo o Primeiro-ministro, o país prevê comercializar nesta safra, dezasseis milhões de toneladas de produtos diversos.

XAI-XAI O Primeiro-ministro Carlos Agostinho do Rosário garantiu que o Governo vai continuar a adoptar reformas e implementar acções para dinamizar a comercialização agrícola no país. Carlos Agostinho do Rosário que falava nesta sexta-feira no Distrito de Chongoene no lançamento da campanha agrária à escala nacional disse que para o efeito é necessário a combinação de esforços entre o Governo, sector privado e financeiro.

São mais de dezasseis milhões de toneladas de produtos diversos que o país espera comercializar na presente campanha e o Primeiro-ministro sublinhou que para o sucesso

da mesma os produtos devem ser de alta qualidade. Outrossim, Carlos Agostinho do Rosário salientou que os comerciantes devem comprar os excedentes a preços justos de forma a permitir que os produtores não sejam prejudicados na sua actividade.

A comercialização dos excedentes de produtos agrícolas é um valioso e crescente contribuição para dinamizar a agricultura. Exortamos aos produtores, comerciantes, sector financeiro e demais intervenientes a tudo fazerem para garantir que nenhum excedente fique nas mãos dos produtores. Para que o processo de comercialização tenha êxito, os produtores devem procurar sempre, garantir que os seus produtos tenham qualidade necessária para serem comercializados de forma competitiva. Por sua vez, os comerciantes devem comprar os excedentes aos produtores a preços justos. Nesse processo de comercialização é importante garantir a fluidez da informação para que chegue aos diferentes intervenientes. É fundamental uma maior divulgação sobre a disponibilidade e localização de produtos agrários, bem como os respectivos preços praticados. Essa partilha de informação irá concorrer para uma maior valorização do trabalho dos produtores e facilitar a actividade de todos os intervenientes na cadeia de valor da comercialização agrícola. Continuaremos a reforçar a intervenção do Instituto de Cereais de Moçambique (ICM) e da Bolsa de Mercadorias (BMM) através da linha especial de financiamento denominada, Fundo Rotativo da Comercialização Agrícola.

Para garantir uma maior rotatividade para que mais intervenientes beneficiem da linha é necessário que todos os fundos concedidos sejam devolvidos em cada ciclo de produção e da comercialização, Primeiro-ministro Carlos Agostinho do Rosário depois do lançamento da campanha de comercialização agrícola sobre o lema Comercialização Agrícola, Dinamizadora do Agro-negócio.

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