ICM e a Gapi-S.I., reforçam o capital do fundo rotativo em 25 milhões de meticais

Na ocasião, o Director-geral do ICM disse que a parceria com a Gapi-S.I., continua focalizada nos objectivos traçados e acredita que esta instituição financeira vai internamente ser parceira, pelo facto de ter grande expressão no mundo rural em Moçambique.

Penso que o alcance deste objectivo está um pouco adstrito a esta população que temos que prestar alguma satisfação, salientou. Referiu que outro aspecto que é extremamente importante, tem a ver com o facto de a instituição que dirige estar a demonstrar esse comprometimento cada vez mais.

Faço apelo, temos aqui presente apenas o representante da FAO, mas faço apelo às outras organizações da sociedade civil, organizações não-governamentais, parceiros de cooperação e desenvolvimento que este é o caminho que temos que seguir. Então, o Ministério da Indústria e Comércio, através do ICM está aberto, ao nosso parceiro Gapi-S.I., para receber quanto dinheiro for possível, exortou. Prosseguindo, disse, tenho feito a mim mesmo, esta pergunta. Quanto dinheiro seria necessário para uma revolução da dinamização da comercialização agrícola. Não faço ideia, mas para começar, nós gostaríamos de ter um portfólio na ordem de 24 a 28 milhões de dólares norte-americanos para atacarmos cerca de trinta a trinta e cinco por cento dos excedentes de produção que estão nas mãos deste Povo que precisa de monetarizar o seu bolso e quiçá, este aspecto de inclusão financeira que deve ser a grande directriz emanada pelo Chefe do Estado Filipe Nyusi.

Por seu turno, o representante da Gapi-S.I., disse que esta linha de comercialização num portfólio na ordem de cento e oitenta e dois milhões de meticais, abrange cerca de noventa e cinco mil famílias, o equivalente a aproximadamente quinhentas mil pessoas beneficiárias e está a ter um grande impacto, quer nas famílias, assim como na economia nacional.

A comercialização como muito bem sabemos, promove a produção, contribui para o crescimento da economia nacional e contribui também para o desenvolvimento das famílias. Esta linha já tem um impacto ao nível da renda das famílias, na qualidade da vida das famílias e está a contribuir para a segurança alimentar e é por isso que contribui como uma grande aposta do Governo, através do ICM, constitui uma grande aposta de uma instituição financeira de desenvolvimento que é a Gapi-S.I., por isso nós continuaremos a trabalhar cada vez mais na comercialização agrícola, mobilizando cada vez mais recursos, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *