A Vice Ministra da Indústria e Comércio, Ludovina Bernardo efectuou visitas de trabalho às províncias de região centro do país

Sua Excelência Luduvina Bernardo, Vice Ministra da Indústria e Comércio, efectuou visitas de trabalho às províncias de região centro do país nomeadamente: Tete, Sofala, Manica e Zambézia com objectivo geral de monitorar o processo da cadeia de valor da comercialização agrícola na presente campanha 2020-2021, supervisar e colher sensibilidades de uma avaliação intermédia do projecto PERSP, e buscar ilações e percepções sobre o desempenho do desenvolvimento da província no domínio da indústria e comércio para uma tomada de decisão cada vez mais concertada.

 A comitiva de Sua Excelência era composta pelo, Director Geral do Instituto de Cereais de Moçambique, Mahomed Valá, pelo Director Nacional Adjunto do Comercio Interno, Dito Nhantumbo, pela Coordenadora da Unidade da Gestão de Projectos Iva Amade, pelo Assistente da Vice Ministra, Oliveira Mudume e pela  Oficial de Comunicação, Olívia Navesse.

TETE

Na província de Tete a Vice Ministra manteve encontro de Cortesia com S. Excia Luísa Zacarias, Secretária de Estado da Província de Tete e com S. Excia Domingos Viola, Governador da Província de Tete; Nos distritos de Moatize e Angónia, realizou encontros com os Senhores Administradores dos Distritos e interagiu com indústrias de produção de farinha de milho, avicultores e uma associação de agricultores. Acompanharam a comitiva o Director Provincial da Indústria e Comércio, Senhor Ofeterio Jeremias Cauiriza, o Director Provincial das Actividades Economicas, Senhor Ricardo Pedro Filimone e quadros e técnicos da Direcção de Indústria e Comércio.

SOFALA

Ao nível da província de Sofala, a governante manteve encontros com os Senhores Administradores do Distrito de Dondo e Nhamatanda; a sua comitiva fez-se acompanhar pelo pelo Director Provincial da Indústria e Comércio, Senhor Alberto Guidion, o Director Provincial das Actividades Económicas, Senhor Adérito Mavie e técnicos da Direcção de Indústria e Comércio e Serviços das Actividades Economicas. Nesta província visitou as unidades económicas e de produção designadamente: empresa de produção de farinha YK Grupo- Mohamad Imtiaz, Zebedias, unidade de produção de avos, em Inhagau, a Munocuana investimentos e comercialização, a moageira Chima Super, Mozgrain, distrito de Nhamantada e ao complexo de silos, em Nhamatanda.

 Vice- Ministra interagiu com intervenientes de comercialização e unidades de processamento de farinha de milho tendo na ocasião, orientado aos intervenientes a não vender tudo, apenas os excedentes. Referiu que o governo aprovou recentemente uma estratégia de reserva alimentar para fazer face a situações futuras que possam causar escassez de alimentos dentro do país como é o caso da actual pandemia do corona vírus em que as importações estão cada vez difíceis, visto que a pandemia afectou o mundo.

MANICA

Na província de Manica, foram igualmente realizados encontros com o Senhores Administradores dos Distritos de Sussundenga, Gondola, Barué e Vanduzi para além da interacção com as unidades fabris e intervenientes de comercialização de Macate, Gôndola, Sussudenga e Vanduzi. A Vice Ministra Visitou as unidades económicas e de produção designadamente: empresa de farinação de milho Sandra, DECA, Agriservice, provisão de insumos agrários, companhia de Zembe, vocacionada na produção de semente, cooperativa MoyoUmwe, no distrito de Sussudenga, Anuário, que comercializa produtos agrícolas, Luteari, no distrito de Gondola, ECA, distrito de Barue, associação agropecuária Samora Moisés Machel, associação de agricultores de Nhamanembe e a incubadora, na Cidade de Chimoio;

Na ocasião orientou para a necessidade de se criar uma reserva alimentar e deu a conhecer o início da campanha de comercialização agrícola, dia 19 de Junho corrente. Nestas visitas acompanharam a comitiva de Sua Excelência Vice Ministra, o Senhor Agostinho Robak Omar, Director Provincial das Actividades Economicas, a Senhora Maria de Assunçao Fernades, Directora Provincial da Indústria e Comercio, e quadros da Direcção de Indústria e Comércio.

ZAMBEZIA

Ao nível da província da Zambézia, foram realizados encontros com os Senhores Administradores dos Distritos de Milange, Mulumbo e Mocuba onde acompanharam a comitiva de Sua Excelência, o Senhor João Moti Rondrigues, Director Provincial das Actividades Económicas, a Senhora Vera Julio Godinho, Directora Provincial da Indústria e Comércio, e quadros dos Serviços Provinciais das Actividades Economicas e da Direcção Provincial de Indústria e Comércio.

Na província da Zambézia, foram realizados encontros com os Senhores Administradores dos Distritos de Milange, Mulumbo e Mocuba; Visitadas as empresas Alif Química Lda, Reis Comercial na Cidade de Quelimane; a fronteira de Melosa, a intervenientes da comercialização agrícola na da Feira da Amizade, encontro com uma associação de operadores da comercialização e beneficiários do PRESP; interveniente da comercialização agrícola em Mugulia e Molumbo; visita a mercado e o Bau, na Cidade de Mocuba, futuro Centro de Promoção de Negócios; visita a um mercado no Posto Administrativo

No âmbito da campanha para prevenção da Covid 19 sensibilizou alguns comerciantes dos mercados a seguir as medidas de precaução orientadas pelo Ministério da Saúde e fez entrega de máscaras. 

CONSTATAÇÕES GERAIS

Durante as visitas aos projectos e unidade produtivas pode-se apurar que duma forma geral todos clamam pela falta ou exiguidade de financiamento para a comercialização e implantação de pequenas e médias unidades de agroprocessamento.

Denotou-se que os dados estatísticos têm fraca fiabilidade devido, em parte, ao processo de planificação e por outro lado devidos ao deficiente sistema de recolha de dados ao nível dos distritos ou seja de base.

Os intervenientes da comercialização agrícola utilizam a caderneta de Comercialização agrícola  a partir do mês de Maio o que não permite captar a dados da comercialização.

Na interacção com os mutuários do PRESP, embora de forma intermédia, pode-se aferir que os mutuários honraram com a amortização do crédito concedido, contudo registou-se algumas anomalias do decurso das monitorias e acompanhamento do propósito pelo qual receberam o crédito.

RECOMENDAÇÕES

Sua Excelência a Senhora Vice-Ministra recomendou:

  • Os Serviços Provinciais das Actividades Económicas e a Direcção Provincial da Industria e Comércio devem trabalhar de forma coordenada e integrada para melhor prestar serviços aos cidadãos.
  • O distrito deve possuir um banco de dados, monitorar os mercados e preços praticados, o distrito deve possuir um sistema de recolha de informação e tais dados devem ser captados na fonte e deve alimentar os SPAE e DPIC e subsequentemente ao nível nacional.
  • Governos Distritais devem monitorar o processo de comercialização e devem garantir uma coordenação efectiva entre as instituições do Estado com o sector privado e as associações de produtores.
  • O SPAE, DPIC e SDAE devem trabalhar coordenadamente para aferir as estatísticas e utilizar a caderneta como um instrumento para captação de informação sobre comercialização agrícola.
  • Relativamente ao PRESP, a necessidade de mapear o número de candidatos que tiveram acesso ao financiamento, indicar quantos concorreram e quantos se beneficiaram do financiamento, indicando o nome e o valor desembolsado e as razões do não financiamento de alguns elegíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *