PR procede ao lançamento da campanha de comeracialização agrícola

Arrancou na passada sexta-feira, 19 de Junho de 2020, a campanha de comercialização agrícola no país. As cerimónias centrais tiveram lugar no Distrito da Manhiça, Província de Maputo sob orientação do Presidente da República Filipe Nyusi, que decorreu sob o lema Comercialização Agrícola Dinamizadora do Agro-negócio e Industrialização.

Na ocasião, o Chefe do Estado disse que o sector familiar é responsável pela maioria dos produtos que consumimos e exportamos mas é o sector que menos se beneficia do esforço de produção porque enfrenta muitas dificuldades no seu relacionamento com o mercado. Os valores que recebem pela sua produção são baixos, o que afecta a sua renda familiar e consequentemente a qualidade de vida, mantendo-se na pobreza cíclica e estrutural. Por isso há necessidade de mudanças.

Na sua intervenção, o Presidente da República afirmou que o Governo está ciente das dificuldades que a comercialização agrícola enfrenta na sua amplitude. Temos consciência de que o nosso sistema de comercialização agrícola enfrenta dificuldades e é economicamente deficiente com grandes distorções no mercado nomeadamente: monopólio, grande número de pequenos intermediários, dificuldades do capital, altos custos do transporte o que prejudica, tanto os agricultores, assim como os consumidores. O aumento da capacidade do armazenamento, conservação e redução das percas pós colheita continuam um problema.

 Perante esta situação, o Presidente da República Filipe Nyusi,  anunciou a estratégia integrada do Governo com vista a proporcionar maior competitividade em toda a cadeia de valor. (i) Conservação e segurança alimentar, as medidas têm por base as parcerias públicas-privadas que impulsionem o uso dos complexos de silos já construídos através do Instituto de Cereais de Moçambique (ICM); (ii) O papel da cabotagem marítima recentemente reintroduzida que permitirá reduzir os custos do transporte, cujo peso torna a aquisição por grandes industriais, menos competitiva; (iii) Sobre as soluções do financiamento. Apresenta-se o Fundo Rotativo de Comercialização Agrícola e linhas específicas do financiamento de apoio ao sector familiar em colaboração com o sector privado, parceiros do desenvolvimento e instituições financeiras;  (iv) A oferta dos serviços de natureza transversal  implica um relacionamento sinergético entre o Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ), a Bolsa de Mercadorias de Moçambique (BMM) e o Instituto de Cereais de Moçambique (ICM) .

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