ICM,IP e Millennium BIM Estruturam Parceria para Operacionalizar Importação de Cereais e Alavancar Comercialização Agrícola

O Director-Geral do Instituto de Cereais de Moçambique (ICM, IP), Luís Jobe Fazenda, recebeu hoje 19 de Fevereiro de 2026, na sede da ICM,IP, uma delegação do Millennium BIM, liderada pelo Administrador Executivo Dr. Januário da Costa Valente, para um encontro de trabalho.
A reunião cingiu-se no alinhamento de procedimentos bancários face ao novo Diploma Ministerial 132/2025, de 31 de Dezembro que define os mecanismos para a importação de arroz e trigo, essenciais para a segurança alimentar.

Durante o encontro, foram discutidos os procedimentos que o sector bancário deve seguir para agilizar o processo de importação.

Outrossim, o ICM,IP solicitou ao Millennium BIM a apresentação de propostas para linhas de crédito destinadas ao financiamento da comercialização agrícola, com especial enfoque nas zonas fronteiriças e no fomento da produção nacional de arroz.

Em resposta, o Millennium BIM manifestou total disponibilidade para criar e apresentar linhas de financiamento específicas que cubram tanto a comercialização interna como a importação de arroz e trigo, comprometendo-se a ligar o banco directamente aos operadores do sector seleccionados pelo ICM.lP

Com vista a melhorar os resultados e a eficiência do comércio externo, o Millennium BIM propôs um programa de capacitação para os funcionários do ICM.IP. A formação incidirá sobre instrumentos financeiros utilizados no comércio internacional (como cartas de crédito e garantias bancárias), visando dotar a instituição pública de maior domínio sobre os mecanismos que regulam as transações de importação.

No encerramento da reunião Luís Jobe Fazenda sublinhou que a colaboração com o BIM será fundamental para assegurar que os operadores tenham o suporte financeiro necessário para cumprir as metas de abastecimento do arroz e trigo no mercado nacional, reduzindo a volatilidade de preços e garantindo a resiliência do sector cerealífero.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *