IIº Conselho Consultivo do ICM

O Instituto de Cereais de Moçambique realizou nos dias 05 e 06 de Dezembro de 2019, o seu IIº Conselho Consultivo sob direcção do Director Geral do ICM, Senhor Mahomed Rafik Valá. O Evento teve lugar na Província de Sofala, Distrito de Dondo, e decorreu sob o lema, Dinamizar o Processo de Comercialização Agrícola em Prol da Melhoria da Renda do Sector Produtivo Familiar.

Estiveram presentes cerca de 80 Participantes dentre quadros do ICM do nível central e provincial, representante da Direcção Nacional do Comércio Interno, Directora Provincial da Indústria e Comércio de Sofala e outros quadros do Ministério da Indústria e Comércio, representantes do Ministério da Economia e Finanças, Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar, parceiros de desenvolvimento e cooperação, parceiros do sector privado.

A Sessão de abertura foi dirigida pelo Senhor Rui Manuel Nalimpa, Secretário Permanente da província de Sofala, acompanhado pelo Administrador do Distrito do Dondo e do Presidente do Conselho Autárquico da vila do Dondo.

Na abertura, o Secretário Permanente, em representação de Sua Excelência o Governador da Província, saudou em nome da população, do Governo Provincial e em seu nome pessoal, a todos os presentes em especial aos produtores, comerciantes e intervenientes da cadeia de comercialização agrícola e parabenizou a Direcção do ICM por ter escolhido a Província de Sofala como anfitriã para a realização IIº Conselho Consultivo. Adicionalmente, felicitou o ICM, pela forma inequívoca do seu cometimento com a assunção de desenvolvimento sócio-económico dos moçambicanos, muito em particular para a melhoria da renda e do padrão de vida das populações, sobretudo nas zonas rurais, bem como na promoção, coordenação e dinamização do processo da comercialização agrícola, para garantir que não haja perca dos excedentes nas mãos dos produtores.

O IIº Conselho Consultivo debruçou se sobre 32 temas divididos em sessões: (i) Plano Estratégicos e Instrumentos Orientadores do ICM; (ii) Balanços, Planificações e Procedimentos; (iii) Interação com Produtores e intervenientes;

 (iv) Socialização de Experiências e boas práticas agrícolas.

ACTIVIDADES À MARGEM DO II CONSELHO CONSULTIVO

Durante as sessões do Conselho Consultivo, foram realizadas as seguintes actividades:

  1. Entrega de 15 (quinze) toneladas de farinha de milho ao INGC para assistência humanitária aos afectados pelo ciclone Idai;
  2. Formação dos participantes pela Empresa WinResources em matérias de Gestão e Liderança, Plano de Negócios e Análise de Dados Estatísticos;
  3. Assinatura de um Memorando de Entendimento com a Associação de Camponeses Terceiro Bairro de Nhamatanda;
  4. Lançamento do Glossário de Terminologias Usadas na Cadeia de Valor de Comercialização Agrícola;
  5.  Lançamento do Portal Institucional do ICM (WWW.ICM.GOV.MZ);

1 comentário em “IIº Conselho Consultivo do ICM

  1. Alfredo Nampuio Responder

    Em primeiro congratular ao ICM, Pela realização do II Conselho Consultivo e a disponibilização deste website para a partilha e recolha de opiniões sobre as diversas matérias para o desenvolvimento do sector.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.