ICM,IP E PNUD LANÇAM PLATAFORMA DE ACÇÃO COLECTIVA PARA A COMERCIALIZAÇÃO AGRÍCOLA

No dia 27 de Março de 2024, do Distrito de Mocuba, Província da Zambézia, o Instituto de Cereais de Moçambique (ICM,IP), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), realizaram o lançamento da Plataforma de Acção Colectiva para a Comercialização Agrícola, no âmbito do “Projecto de Apoio a Transição de Empresas Informais, Rumo a sua Formalização e Desenvolvimento Sustentável em África, Caraíbas e Pacífico (ACP)”.

Esta Plataforma visa contribuir para o diálogo multissectorial e a acção colectiva da comercialização agrícola para a formalização neste sector.

A Reunião esteve sob direcção do Exmo. Senhor Alfredo da Piedade João Nampuio, Director-Geral do ICM,IP, e foi honrada pela presença de Sua Excelência Cristina de Jesus Mafumo, Secretaria do Estado da Província da Zambézia.

Na sua intervenção o Excelentíssimo Senhor Director-Geral do ICM, IP, enalteceu o papel do Ministério da Indústria e Comércio na pessoa de Sua Excelência Silvino José Moreno, Ministro da Indústria e Comércio pela sua incansável busca de soluções e parcerias para os constrangimentos que enfermam a cadeia de valor da comercialização agrícola, no caso premente a questão da informalidade do circuito comercial e de mercado. Reiterou que a implementação deste projecto em Moçambique a semelhança de outros estados da Africa, Caraíbas e Pacifico (Moçambique, República Centro-Africana, Serra Leoa, e Sudão), Haiti e Ilhas Salomão, cuja informalidade se mostra como uma característica dominante, representando uma parte significativa da actividade económica e do emprego.

Por sua vez a Secretaria do Estado, reiterou que realização do Workshop, enquadra-se no manifesto do Governo de Moçambique, prescrito no Programa Quinquenal do Governo (PQG 2020-2024) na sua segunda prioridade que orienta a necessidade de impulsionar o crescimento económico, a produtividade e a geração de emprego. Considerou, igualmente que este é uma mais-valia para a cadeia da comercialização agrícola muito em particular para Província da Zambézia.

A par disso, manifestou a total disponibilidade em continuar engajados para que a plataforma seja de facto um instrumento que motivador e de agregação de valor para a província sobretudo nas zonas de fronteira.

O consultor Rafael Uaiene trouxe como elemento de reflexão na implementação da plataforma, designadamente: necessidade de aumentar a transparência, comunicação e colaboração entre os vários actores dado ecossistema da comercialização agrícola (milho, arroz e feijões), na província da Zambézia.

O evento contou com cerca de 70 participantes, entre eles representantes do Governo Central e da Província da Zambézia, organizações financeiras e bancárias, produtores, associações de produtores e cooperativas, comerciantes, os facilitadores do projecto, sociedade civil e outras entidades relevantes no ramo da comercialização. Constituíram parte do evento também uma mini-feira de produtos locais e um momento de entrega simbólica de sacos herméticos aos produtores.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *